DOCUMENTOS HISTÓRICOS
da Doutrina do Santo Daime

 
Registro de Batismo do Mestre Raimundo Irineu Serra

Registro de batismo do Mestre Irineu - "Aos vinte dois de março de mil oitocentos e noventa e um, na matrix dessa vila de São Vicente, baptizei solenemente e ungi com os Santos deus o innocente Irineu, nascido a quinze de dezembro do anno ultimo findo..." - Florestan J. Maia Neto, do livro Contos da Lua Branca, pg. 106 a 108. (leia mais)

 

 
Gilberto Gil no CICLU - ALTO SANTO

AYAHUASCA
Gilberto Gil recebe documento em defesa de
ritual como patrimônio cultural brasileiro

O ministro Gilberto Gil, da Cultura, recebeu ontem, no Centro de Iluminação Cirstã Luz Universal - Alto Santo, fundado pelo mestre Raimundo Irineu Serra em Rio Branco (AC), o documento no qual representantes dos centros que integram os três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras solicitam que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) instaure o processo de reconhecimento do uso da ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira. [Publicado em 1º de maio de 2008 - Blog do Altino].

 

 

Ata do CICLU para o ano de 1971
Ata da primeira reunião de assembléia do "Centro de Iluminação Cristã Luz Universal".

Em Janeiro de 1971, seis meses antes da sua passagem, o Mestre Irineu resolveu legalizar juridicamente seu Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - CICLU, que até então não tinha registro nenhum. Reuniu sua irmandade e o seu secretário da época, João Rodrigues Facundes, redigiu a Ata, que nomeava entre outras pessoas Leôncio Gomes Silva, como mestre imediato, Peregrina Gomes, como tesoureira e seu sobrinho, Daniel Serra, como Presidente do Centro.

Este documento (diferentemente do Estatuto - é relativo as normas de funcionamento do CICLU) veio com a finalidade de nomear as devidas pessoas em seus respectivos cargos. [documento gentilmente enviado por Mivan Gedeon, com as bençãos de Daniel Arcelino Serra]

 

 

Certidão de Casamento
De Raimundo Irineu Serra e Raimunda Marques Feitosa, no ano de 1937, onde ele tinha 44 anos e ela 19. Interessante notar que ambos foram batizados no estado do Maranhão.

(documento gentilmente enviado por Juarez Bomfim)