A Família Juramidam - fotos históricas da doutrina do Santo Daime
 
 
Inauguração do Núcleo de Descascar Arroz
 
Para acessar a foto 4 em tamanho maior, clique aqui.
 

Inauguração do Núcleo de Descascar Arroz
Por Mivan Gedeon*

Sempre que posso, sento com seu Daniel Serra (sobrinho de Raimundo Irineu Serra) para ver fotos antigas da época do Mestre, com o intuito dele lembrar alguém ou algumas histórias, ainda que arquivadas em sua ativa memória. Essas informações acabam nos transportando a momentos na vida do Mestre Irineu, como nesta sequência de imagens (anexo), por exemplo, que sugere terem sido tiradas no mesmo dia durante um acontecimento sociopolítico em sua comunidade no Alto Santo.

Segundo seu Daniel, elas foram registradas no dia da inauguração do Núcleo de Descascar Arroz, implantado pelo governo acreano na colônia do Mestre, em (data a pesquisar). A obra foi realizada por meio da Secretaria de Agricultura, o que justifica a presença do funcionário daquele órgão, João Lopes (Foto 1), conversando com Mestre Irineu (conforme identificação do seu Daniel). Logo atrás (o primeiro após o Mestre – Foto 1), que muitos pensam se tratar de Francisco Grangeiro, na verdade, segundo seu Daniel, seria Luiz Prazeres - mecânico das máquinas recém-instaladas. Os demais não foram identificados.

Nota-se que neste mesmo dia foi tirada a foto mais divulgada do Mestre Irineu (Foto 4), cuja original ele aparece ao lado de duas crianças chamadas Maria. A primeira, da esquerda para direita é a Maria da Paz, filha do Tetéu, e a segunda é a Maria do Carmo Serra, filha de Daniel Serra. Na ocasião, foi montado um pequeno tablado para a solenidade da entrega simbólica do Núcleo ao Mestre. Observa-se uma bandeira do Brasil e uma parede de madeira ao fundo do tablado (Foto 3 e foto 4).

Quando fui ao Acre em 2005, conheci o fotógrafo Luis Américo, que afirma ser o autor das tais imagens, como também de todas as do enterro do Mestre. Sujeito arredio à primeira vista, mas no fundo simpático, depois de muita insistência nos recebeu (eu e seu Daniel) em sua residência, localizada na subida do Alto Santo. Fui lá pra ver se ele poderia me conceder uma entrevista para um documentário, mas ele foi taxativo em dizer que não dava entrevistas. Apesar de nos mostrar algumas fotos que comprovam sua autoria, ele reclamava de forma carinhosa que o jornalista Altino Machado (seu parente, segundo ele) havia levado todos os seus negativos. Mas me afirmou que ele era quem tirava as fotos para o governo naquele período, e que em muitas ocasiões tirou fotos do Mestre por meio de eventos organizados pelo Estado.


*Mivan Gedeon é jornalista, documentarista e atual secretário do Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra (CICEBRIS - Maranhão).