Vídeos do site A Família Juramidam
 

 
Takiwasi: House of Healing (Casa de Cura)
 

 

 

Documentário sobre a história e o trabalho do centro de pesquisa Takiwasi, com base na região do Alto Amazonas, no Peru. O centro utiliza medicina amazônica tradicional combinada com a psicologia ocidental para alcançar uma elevada taxa de sucesso no tratamento de dependências severas de drogas, depressão e outras doenças com pacientes de todo o mundo bem como da comunidade local. Takiwasi conta com uma equipe multinacional de médicos formados no ocidente, psicólogos, biólogos moleculares e terapeutas, bem como curandeiros tradicionais e especialistas em culturas amazônicas. O centro promove uma mensagem de integração e articulação da ciência ocidental com métodos tradicionais de forma a produzir um protocolo terapêutico visando os melhores resultados possíveis para os pacientes. Takiwasi também recebe pesquisadores e visitantes que procuram uma melhor compreensão desses antigos métodos e que buscam o crescimento pessoal.

Fotografia e Edição: Ricardo D'Aguiar
Fotografia Adicional: Christopher Zahlten
Direção: Christopher Zahlten & Ricardo D'Aguiar
Gravado em Tarapoto, Peru / Paris, França / Buenos Aires, Argentina.

 

 

Ayahuasca, Eu e a Serpente - 1
Filme documentário francês, escrito e realizado por Armand Bernardi, com legendas em português. Os diálogos em espanhol não foram legendados pela semelhança da língua. As legendas foram feitas por Rodrigo Tavares e o software utilizado foi o Subtitle Workshop.

A parte três já está disponível, na seqüência abaixo.
 

Ayahuasca, Eu e a Serpente, parte 01 from A Família Juramidam on Vimeo.

 
 
Ayahuasca, Eu e a Serpente - 2
 

Ayahuasca, Eu e a Serpente, parte 02 from A Família Juramidam on Vimeo.

 
Ayahuasca, Eu e a Serpente - 3
 

Ayahuasca, Eu e a Serpente, parte 03 from A Família Juramidam on Vimeo.

 

 
O Senhor da FlorestaO Senhor da Floresta, documentário dirigido pelo jornalista Mivan Gedeon, que ganhou o troféu de Melhor Vídeo Maranhense Pelo Júri Técnico do 30° Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo, em São Luís – MA. Clique na imagem para acessar o vídeo.

Filmado em DVCAM, o vídeo tem 19 minutos de duração. A fita traz depoimentos dos parentes do Mestre Irineu, entre eles do seu sobrinho Daniel Serra, que conviveu com ele durante 15 anos, e dos seus primos e filhos de Paulo Serra (tio e pai adotivo de Irineu), Rita Serra e José Barnabé (já falecido). Este último o acompanhou de São Vicente de Ferrér até São Luís quando Irineu retornou para o Rio Branco - Acre (em 1958), levando consigo três sobrinhos, entre eles Daniel Serra.

As primeiras filmagens do vídeo foram realizadas em 2003, em São Vicente Férrer, cidade onde nasceu Irineu. Em 2005, o jornalista foi até o Rio Branco (AC) e só concluiu o vídeo em 2007. O lutador de luta livre, Rei Zulu, foi convidado para interpretar o personagem principal do vídeo documentário, pelo fato de sua aparência física ser semelhante ao do Mestre Irineu. Para a sua estréia como ator, o lutador teve a ajuda do renomado diretor teatral Urias de Oliveira.
 

 
Antônio Alves
Jornalista acreano nos fala da história do encontro de Irineu Serra com o então governador do Acre Guiomar dos Santos, durante a solenidade na qual o governador Jorge Viana e o prefeito Raimundo Angelim assinaram decretos que tombam o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo como patrimônio histórico e cultural do Acre e de Rio Branco
 
 
 

Jacques Mabit, director do centro Takiwasi, fala sobre a Ayahuasca, shamanismo, a curiosidade dos ocidentais e novos mitos (Espanhol / legendas em Inglês).