Luiz Mendes do NascimentoLuiz Mendes do Mascimento
Conhecido pelos seus seguidores como Mestre Conselheiro.


Luiz Mendes do Nascimento presenciou os últimos nove anos de vida do nosso Mestre Imperador, o Mestre Irineu, e durante este período foi aclamado por ele como orador oficial, devido a sua grande capacidade espiritual de fazer uso da palavra.

É zelador do hinário “Vós sois Baliza” de Germano Guilherme. Naquele tempo, quando se executava este hinário eram cantados os seus hinos antes, pois eram ainda poucos.

"O Centenário" é o nome de seu primeiro hinário, já fechado, com 132 hinos. O segundo se chama “Novo Horizonte”, atualmente com 32 hinos.

Luiz Mendes nasceu em 4 de janeiro de 1940 no Estado do Acre. Seu pai era cearense de Uruburetama e sua mãe acreana. Sua esposa, Madrinha Rizelda, é filha de dona Ana de Souza e do sr. Elias Brito, uns dos mais antigos discípulos do Mestre.

Após a passagem do Mestre para o plano espiritual, Padrinho Luiz freqüentou os trabalhos durante dois anos na sede original, sob o comando do sr. Leôncio Gomes da Silva - nomeado presidente pelo próprio Mestre e, depois, contribuindo para a expansão da Doutrina, foi um dos fundadores do CEFLURIS sob o comando do Padrinho Sebastião Mota de Melo, do CICLU sob o comando do sr. Francisco Fernando Filho (Tetéu), do CICLUJUR sob o comando dos srs. Tufi Rachid e Ladislaw Nogueira, e de outros centros.

Conta o Mestre-Conselheiro sobre a Festa do Centenário do Mestre Irineu, que ele idealizou e promoveu em Rio Branco:

Atualmente vive na Vila Fortaleza, comunidade fundada por ele, localizada no município de Capixaba, a 100 kms. de Rio Branco, às margens do Rio Xipamano na divisa com a Bolívia. Acompanhado pelos filhos Saturnino, Soulon, Solange, Elias, Holderness e Rosalange, com suas respectivas famílias e outros amigos e irmãos, trabalha na floresta com agricultura de subsistência, plantações de jagube e rainha, extrativismo, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Grande liderança, estão sob seu direcionamento espiritual os centros: Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado - CEFLI - (Vila Fortaleza, presidido pelo sr. Saturnino Nascimento); Luzeiro da Manhã (Bujari, na grande Rio Branco, presidido pelo sr. Emílio Mendonça); Céu da Fortaleza (Pauini - AM, presidido pelo sr. Florestan Neto); Centro de Iluminação Cristã Luz Universal de Minas Gerais - CICLUMIG (Santa Luzia, na grande Belo Horizonte, presidido pelo sr. Eduardo Gabrich); Estrela Radiante (Montreal, Canadá, presidido pelo sr. Hugues Bonenfant); Estrela do Azul (Paris, França, presidido pelo sr. Antonino Blunda) e um centro em Porto Velho - RO, presidido pelo sr. Vinícius Pereira.

Fonte viva de informações sobre o nosso Mestre, é com grande prazer e alegria que Padrinho Luiz recebe a todos que o procuram para contar os casos e ensinamentos deixados por ele.

(Texto editado do website www.luizmendes.org)